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O Holocausto na Segunda Guerra Mundial

 

21/10/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Médio História Tempo: transformações e mentalidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a origem da palavra “Holocausto” e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial.
  • Compreender o que foi o Holocausto no contexto da política nazista e antissemita do governo alemão durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Reconhecer  a importância do trabalho desenvolvido por museus históricos para a preservação da história e memória do Holocausto.
  • Valorizar o princípio do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural, nas análises de processos históricos.
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • O Imperialismo Neocolonialista das potências capitalistas no século XIX.
  • A Primeira Guerra Mundial.
  • Aspectos gerais da Segunda Guerra Mundial.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas.
  • Trabalhos individuais, em dupla e em grupo.
  • Leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos.
  • Reprodução, análise e debate de vídeos.
  • Visitação virtual a museus.
  • Realização de entrevista.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Data Show.
  •  TV/DVD.
  • Câmera fotográfica e/ou filmadora.

 

 

I- A origem da palavra HOLOCAUSTO e o seu significado após a Segunda Guerra Mundial

 

Atividade 1

Cronologia da II Guerra Mundial: leitura e interpretação de material digital interativo

Dinâmica: Atividade coletiva coordenada pelo professor

 

Orientações:

a. Antes de iniciar a discussão específica sobre o Holocausto, faça uma breve retomada da Cronologia da II Guerra Mundial (1939-1945) com os alunos, a partir do material interativo organizado pela Zero Hora. Clicando no menu, os alunos terão a visão dos seis anos da guerra, organizados a partir dos principais fatos ocorridos em cada mês:

 

Cronologia 2

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

 

b. Oriente os alunos a lerem as informações contidas no material, para que façam uma retrospectiva do conteúdo já trabalhado em aulas anteriores e tenham uma visão geral das alianças e interesses envolvidos no conflito.

c. O professor deve retomar com os alunos, brevemente, o contexto histórico que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, o qual foi determinante para a eclosão do conflito. (O texto "II Guerra Mundial", do Site Temático do Portal do Professor (http://guerrasportalprofessor.wordpress.com/grandes-guerras/ii-guerra-mundial/ ) pode contribuir para essa tarefa.

 

Atividade 2

A palavra holocausto: origem e significado atual

Dinâmica - Análise individual e discussão coletiva

 

Orientações para a atividade:

a. Inicialmente, apresente aos alunos a definição da palavra HOLOCAUSTO, citada abaixo. Peça a um aluno para ler em voz alta:

A palavra holocausto [gr. Holókauston], originalmente, significava o "sacrifício em que a vítima – um animal - era queimada inteira", tendo assim um sentido de imolação ou expiação. No período nazista, entre 1935 e 1945, os judeus se viram diante de um novo holocausto, sendo obrigados à perda da cidadania, a trabalhos forçados, a suportarem a brutal separação dos membros da família inclusive de crianças, a serem fuzilados em massa, a serem transportados pela força para os campos de concentração onde terminavam sendo exterminados coletivamente em câmaras de gás. Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram assassinados para cumprir o que os nazistas chamavam de ‘solução final’.

Por Raymundo de Lima

Texto completo disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/045/45lima.htm

 b. Questione os alunos:

  • De acordo com o autor, a palavra holocausto tinha o sentido original de imolação ou expiação. O que significam essas palavras?
  • A partir da resposta anterior, você diria que o significado da palavra mudou após a Segunda Guerra?

 c. O professor deve solicitar que os alunos leiam as suas respostas, auxiliando-os  na compreensão das questões propostas.

 d. Em seguida, os alunos devem fazer uma leitura silenciosa e atenta do texto abaixo:

A língua alemã não dispõe de uma palavra específica para designar o massacre aos milhões de judeus pelos nazistas. Portanto, utiliza-se o termo Holocausto, o que gera certas controvérsias.

A palavra Holocausto é utilizada desde a década de 1980 para designar o extermínio em massa de cerca de seis milhões de judeus pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. O termo tem sua origem na palavra greco-latina holocaustum e significa "totalmente queimado" ou "vítima de um incêndio".

Esta palavra era originalmente aplicada para designar um sacrifício que agrada a Deus, no qual a vítima era queimada. O emprego do termo da linguagem sacra para designar o crime nazista, portanto, foi bastante controverso.

Em Israel, até hoje é utilizado o termo secular hebraico Shoah, que significa "destruição" ou "catástrofe", já tendo sido mencionado na Declaração de Independência do Estado de Israel, de maio de 1948. 

O texto completo está disponível em: http://www.dw.de/o-significado-do-holocausto/a-1874158

e. Questione:

  • Por que, de acordo com o texto, o emprego do termo holocausto para designar o crime nazista foi bastante controverso?
  • Qual o termo utilizado em Israel para designar o massacre dos judeus pelos nazistas, durante a Segunda Guerra? 
  • Quando e onde foi feita a primeira aplicação do termo holocausto?
  • Em que outros contextos controversos a palavra holocausto também já foi utilizada, segundo o texto?

f. Os alunos devem responder a essas questões individualmente e, depois, socializar as respostas com os demais colegas. Eventuais dúvidas serão esclarecidas pelo professor.

 

No dia 27 de janeiro é celebrada a Memória do Holocausto. A data foi escolhida por conta da libertação do maior campo de concentração nazista – Auschwitz – por tropas russas, em 1945. Desde 1996, alemães lembram nessa data o genocídio de milhões de pessoas durante as décadas de 1930 e 40.

Em novembro de 2005, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), foi votada uma resolução que determinava o dia 27 de janeiro em todo o mundo como dia em memória do extermínio de milhões de pessoas – o Holocausto.

Fonte: http://www.dw.de/o-significado-do-holocausto/a-1874158

 

II- O Holocausto no contexto da Segunda Guerra Mundial

O que foi o Holocausto? Como a palavra se materializou a partir da prática nazista do governo de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial?

 

Atividade 1

Leitura, interpretação e debate de textos

Dinâmica: Trabalho em dupla e debate

 

Orientações para a atividade:

a. Divida os alunos em duplas. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar os textos indicados abaixo:

O Holocausto

(...) O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à autointitulada comunidade racial alemã.

Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (poloneses russos e de outros países do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais. 

O texto completo está disponível em: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005143

 

      

O holocausto

O episódio, convencionalmente, é dividido em dois períodos: antes e depois de 1941. No primeiro período, várias medidas antissemitas (contra os judeus) foram tomadas na Alemanha e mais tarde na Áustria. Na Alemanha, seguindo as Leis de Nurembergue (1935), os judeus perderam seus direitos de cidadania, de ocupar cargos públicos, de praticar determinadas profissões, de casar-se com alemães ou de fazer uso da educação pública. Suas propriedades e negócios foram registrados e diversas vezes confiscados.

Atos contínuos de violência foram perpetrados contra os judeus e a propaganda oficial encorajava os "verdadeiros" alemães a odiá-los e temê-los. Conforme o pretendido, o resultado foi uma emigração em massa, reduzindo pela metade a população judaica na Alemanha e Áustria.


A segunda fase, a da Segunda Guerra Mundial, teve início em 1941, quando a perseguição espalhou-se por toda a Europa ocupada pelos nazistas e envolveu trabalhos forçados, fuzilamento em massa e campos de concentração, que eram a base da "purificação da raça alemã" idealizada pelo ditador austríaco Adolf Hitler.

Durante o holocausto, cerca de 6 milhões de judeus foram exterminados. De uma população de 3 milhões de judeus na Polônia, menos de 500 mil restaram em 1945.

Antissemitismo

No final do século 19 e início do século 20 o antissemitismo foi fortemente evidente na França, Alemanha, Polônia, Rússia e outros países, e muitos judeus fugiram de perseguições, para o Reino Unido e para os Estados Unidos.

Após a Primeira Guerra Mundial, a propaganda nazista na Alemanha incentivou o antissemitismo, alegando a responsabilidade dos judeus pela derrota alemã. Em 1933 a perseguição aos judeus era intensa em todo o país. A "solução final" concebida por Adolf Hitler deveria se materializar no holocausto, ou extermínio de toda a raça judaica.

O texto completo está disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/holocausto-pelo-menos-11-milhao-de-judeus-foram-mortos-em-auschwitz.htm

 

 

b. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:

  • As ideias centrais;
  • As dúvidas suscitadas pela leitura.

 

c. Antes da discussão coletiva dos textos, os alunos devem encaminhar as dúvidas para o professor que deve organizá-las e agrupá-las para, em momento oportuno, discuti-las com os alunos.

d. Os alunos devem ser colocados em círculo para que façam a discussão do texto, a partir de suas anotações. As dúvidas, já organizadas, serão lidas pelo professor e discutidas por todo o grupo.

 

Atividade 2

Auschwitz - Leitura, interpretação e debate de infográfico, vídeo e texto

Dinâmica: Trabalho em dupla e debate

 

Nesta atividade, a proposta é o trabalho com texto, infográfico e vídeo sobre o complexo dos campos de concentração de Auschwitz, que foi o maior criado pelo regime nazista e no qual morreram mais de um milhão de judeus:

Fontes históricas mais confiáveis oferecem os seguintes números sobre os vários grupos de vítimas: 

  • Judeus: pelo menos 1,1 milhão.
  • Poloneses: 140 mil.
  • Ciganos "sinti" e "roma": 20 mil.
  • Prisioneiros de guerra soviéticos: pelo menos 10 mil.
  • Outros (homossexuais, prisioneiros políticos, testemunhas de
    Jeová): entre 10 mil e 20 mil.

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/holocausto-pelo-menos-11-milhao-de-judeus-foram-mortos-em-auschwitz.htm

 

Orientações para a atividade:

a. Proponha aos alunos o trabalho com o excelente material produzido pela Zero Hora sobre a Segunda Guerra Mundial. O recurso conta com infográficos, mapas interativos, vídeos, fotografias, textos escritos, etc. Confira imagens da página inicial do recurso:

 

Material Zero Hora 2

 http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

Acesso em 15/10/2013

 

b. Clicando em "Holocausto, o horror em Auschwitz", os alunos terão acesso a um infográfico animado com informações detalhadas sobre o complexo de Auschwitz:

  • Alojamentos feminino e masculino
  • Valas onde se colocavam os corpos dos mortos
  • Condições de vida
  • O trabalho no campo de concentração
  • Alimentação
  • Vídeo: relato de Klaus Oliven, 91 anos, que testemunhou a perseguição aos judeus na Alemanha.

 

Campo concentração 1 Campo concentração 2

http://www.clicrbs.com.br/zerohora/swf/especial_segunda_guerra/index.html

Acesso em 15/10/2013

 

c. Em duplas, os alunos devem explorar o recurso em todas as suas temáticas. Ao término, as duplas conversam entre si sobre as ideias centrais do recurso e registram no caderno as informações mais importantes.

d. Em seguida, as duplas devem fazer a leitura do texto "Auschwitz" na página http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10005189 e assistir ao vídeo "Libertação de Auschwitz". Confira, abaixo:

Video Campo concentração

Transcrição da narração

 

Antes de assassinarem as mulheres, os nazistas cortavam seus cabelos. Quilos de cabelos eram colocados em sacos de vinte quilos, vinte e dois quilos, e eram matéria-prima para as fábricas alemãs. Sete mil quilos de cabelo equivaliam a 140.000 mulheres mortas. Os fascistas usavam a morte como a moeda de seus negócios. Eles faziam fertilizantes com ossos humanos e os enviavam para a empresa Strenn. Eles vendiam o cabelo para empresas estatais do ramo de estofamento. Em outra área daquele mesmo setor, aqueles ladrões arrancavam os dentes da boca dos mortos para pegarem obturações de ouro. Todos aqueles objetos ocupavam o espaço de 35 depósitos. Este mostrado aqui contém óculos. Mesmo se um em cada dez prisioneiros usasse óculos, imaginem quantos tiveram que ser mortos para chegar a tal quantidade? Roupas e roupas íntimas dos mortos. Quem na Alemanha estaria usando as roupas dos bebês assassinados? Este volume de roupas, este vestidinho, 514.843 peças de roupa masculina, feminina e infantil.

O vídeo, de curta duração, não está em português, mas há uma transcrição ao lado do mesmo na própria página.

http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_fi.php?ModuleId=10005189&MediaId=211

 

e. Estimule as duplas a assistirem também outro vídeo de curta duração a respeito de Auschwitz no link: http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_fi.php?ModuleId=10005189&MediaId=162

f. Após o desenvolvimento das atividades, as duplas estarão preparadas para a discussão coletiva do tema. O professor deve coordenar as discussões e esclarecer as dúvidas.

 

 III- História e memória do Holocausto

Na preservação da história e da memória do Holocausto, os museus que reúnem acervos com esta temática específica possuem um papel fundamental. Este é o caso, por exemplo, do "Museu Estadunidense Memorial do Holocausto" e do "Museu do Holocausto" no Brasil, para citar apenas esses dois casos.

Neste módulo, a proposta é que os alunos visitem virtualmente os dois espaços citados e desenvolvam atividades a partir do acervo que os museus dispõem.

 

Atividade 1

Visitação Virtual ao Museu Estadunidense Memorial do Holocausto

Dinâmica: Desenvolvimento de atividades relativas ao acervo em Língua Portuguesa

 

Visitação Virtual ao Museu Estadunidense Memorial do Holocausto (UNITED STATES HOLOCAUST MEMORIAL MUSEUM)

Localização física do Museu: Washington, EUA.

 

Orientações para a atividade:

a. O site do Memorial do Holocausto pode ser acessado em diferentes línguas, incluindo o Português.

b. Utilizando computadores com internet, os alunos devem fazer uma visitação virtual ao museu. Nesse primeiro momento, é importante "circular" por todos os "espaços", observando atentamente as exposições e coleções permanentes do museu, fotografias, artefatos, mapas, testemunhos, entre outros documentos históricos relevantes sobre o holocausto e a Segunda Guerra Mundial. Confira as exposições permanentes do museu no link http://www.ushmm.org/information/exhibitions/permanent.

(Caso seja necessário, o navegador utilizado no computador poderá traduzir a página para facilitar a compreensão dos alunos).

 

O Holocausto

http://www.ushmm.org/information/exhibitions

 

c. No segundo momento, a proposta é que os alunos desenvolvam atividades a partir do acervo que pode ser encontrado em língua portuguesa, na seguinte página do Museu: www.ushmm.org/ptbr. Os recursos apresentados estão em Português (do Brasil). Abaixo, encontram-se algumas sugestões para o trabalho com o acervo:  

 

Histórias Pessoais

Museu 1

Imagem disponível em: http://www.ushmm.org/ptbr

 

a. Diferentes experiências pessoais durante o holocausto foram postadas nesta página, no link http://www.ushmm.org/wlc/ptbr/media_list.php?MediaType=id

b. Acessando a página, os alunos terão acesso a fichas de identificação de várias pessoas de origem judaica, cujas histórias foram relatadas. É emocionante acompanhar os relatos da trajetória de  homens e mulheres durante a perseguição antissemita na Segunda Guerra Mundial.

c. São muitas fichas de identificação. Os alunos devem clicar na foto da pessoa cuja história desejam conhecer. A foto é acompanhada pelo nome, data de nascimento, cidade e país de origem. Os alunos, sob a coordenação do professor, devem combinar entre si qual relato será lido por cada um, para que não se repitam.

d. Após a leitura, cada aluno socializará com os demais colegas a experiência pessoal, durante o holocausto, da pessoa que escolheu.

 

Enciclopédia do Holocausto

Museu 2

a. A Enciclopédia do holocausto possui um acervo muito rico e extenso, conforme se lê acima. No link http://www.ushmm.org/ptbr/holocaust-encyclopedia, os alunos encontrarão em destaque, os seguintes termos, entre outros:

  • Auschwitz (o texto é acompanhado por fotografia, testemunho, artefato, mapa e filme)
  • Anne Frank (fragmento de diário, fotografia e mapa)
  • Antissemitismo (compilação de folhetos, fotografia, testemunho, artefato, filme)
  • Julgamentos dos crimes de guerra (fotografia, testemunho, mapa e filme)

 

b. Divida os alunos em 04 (quatro) grupos e atribua um termo para análise a cada grupo. 

c. Cada grupo ficará responsável por ler e analisar os textos e demais fontes associadas a um termo específico (entre os citados acima). 

d. Os alunos devem anotar as ideias centrais de cada fonte relacionada ao seu termo de pesquisa e discuti-las no grupo.

e. Posteriormente, organizados em círculo, os alunos devem socializar o que aprenderam com os demais colegas. Cada grupo deve fazer a apresentação do seu termo de pesquisa, a partir das anotações realizadas.

 

 

Holocausto: um local de aprendizado para estudantes

Museu 3

a. Acessando o endereço http://www.ushmm.org/ptbr/outreach, os alunos encontrarão materiais diversos (textos, fotografias, mapas, filmes, testemunhos etc.) sobre eixos temáticos relacionados ao holocausto, tais como:

  • Governo e controle nazista
  • Os judeus na Alemanha antes da guerra
  • A "solução final"
  • Sistema nazista de campos
  • Resgate e Resistência 

 b. Divida os alunos em quatro grupos (não repita os mesmos grupos da atividade anterior, para que os alunos possam ter uma experiência diferente, com outros colegas). São vários textos disponíveis em cada eixo temático. Para que se tenha uma ideia, confira, abaixo, alguns títulos de textos disponibilizados na página:

  • O início do terror nazista
  • A vida judaica na Europa antes do terror nazista
  • Esquadrões móveis de extermínio
  • Prisioneiros dos campos
  • Revoltas nos campos de extermínio 

c. Cada grupo deverá selecionar, ler, sintetizar e apresentar o conteúdo de um texto aos demais colegas.

 

 

Vozes sobre o antissemitismo

A série gratuita de podcasts Vozes Sobre o Antissemitismo do Museu Estadunidense Memorial do Holocausto "apresenta uma grande variedade de discursos atuais - proferidos por personalidades públicas, professores, atletas, líderes religiosos, sobreviventes do Holocausto e também pessoas jovens - que tratam sobre o antissemitismo e o ódio nos dias de hoje”.

http://www.ushmm.org/ptbr/antisemitism-podcast

 

a. Divida os alunos em duplas para esta atividade. Acessando a página, cada dupla deverá escolher uma pessoa entre as várias vozes disponíveis (personalidade pública, professor, atleta, líder religioso, sobrevivente do Holocausto etc.), fazer a leitura do depoimento selecionado e identificar os argumentos contrários ao antissemitismo, apresentados pelo autor.

Veja, abaixo, uma das inúmeras vozes presentes na série:

Elie Wiesel

"A indiferença é uma opção muito fácil, você não precisa gastar seu tempo. Você pode ficar em casa, fazer suas refeições e dormir, ao invés de se preocupar com as pessoas que sofrem e que vivem atemorizadas."

" (...) Acredito que quem ouve a história contada por um sobrevivente acaba se transformando em uma testemunha [do horror que houve], porque o sobrevivente em si é uma testemunha, e aqueles que o ouvem também o são. É assim [que] a minha fé se justifica".

Elie Wiesel

Elie Wiesel - sobrevivente do Holocausto, autor de vários best-sellers e ganhador do prêmio Nobel da Paz - tem trabalhado incansavelmente para combater o que chama dos "perigos da indiferença".

http://www.ushmm.org/confront-antisemitism/antisemitism-podcast/elie-wiesel-ptbr

 

b. Posteriormente, organizados em círculo, os alunos devem socializar as suas conclusões.

 

 

Atividade 2

Visitação Virtual ao Museu do Holocausto em Curitiba/PR

Dinâmica: Atividade coletiva sob coordenação do professor

 

 

No Brasil, em Curitiba, no Paraná, foi criado o Museu do Holocausto, no dia 20/11/2011.

 

O Museu do Holocausto de Curitiba apresenta páginas ainda em construção na internet, mas já disponibiliza material considerável, o qual pode ser consultado pelos alunos. Abaixo, a página inicial do Museu, na internet:

 

Museu de Curitiba

http://www.museudoholocausto.org.br/

 

Proponha aos alunos uma visita virtual ao Museu do Holocausto de Curitiba, a partir do vídeo indicado abaixo:

Museu de Curitiba

http://www.museudoholocausto.org.br/visita/visita-virtual

 

O vídeo apresenta o acervo do Museu. Converse com os alunos a respeito do material disponibilizado. Posteriormente, os alunos devem registrar, no caderno, as suas considerações a respeito do que observaram. 

 

 

Atividade 3

Entrevista

Dinâmica: Atividade em grupo sob coordenação do professor

 

Entrevista

a. Proponha aos alunos a realização de uma entrevista com diferentes pessoas, de diferentes idades, sobre o tema Holocausto. Eles podem conversar com parentes, vizinhos, pessoas que trabalham na escola, pessoas do bairro onde moram etc.

b. Divida os alunos em grupos. Juntamente com o professor, os grupos definirão o número de pessoas que vão entrevistar e onde vão buscá-las (na escola, no bairro, no centro da cidade, na família, etc.).

c. É importante que os grupos entendam a relevância da entrevista (como fonte histórica) para a produção da memória. Neste sentido, indique a eles a seguinte leitura: 

Oficina - Como realizar entrevista/história oral?

Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/cursos/procampo/documentos/doc_view/14-oficina-como-realizar-entrevistahistoria-oral.html. Acesso em 15/10/2013

No texto, os alunos encontrarão boas orientações sobre a importância da entrevista e os procedimentos para realizá-la.

d. É importante que os alunos organizem com antecedência um conjunto de questões a serem formuladas aos entrevistados, tais como: 

 

1. Você sabe o que foi o HOLOCAUSTO?

2. Qual é o acontecimento histórico que se relaciona ao Holocausto? Já leu alguma coisa a respeito?

3. Sabe o que foi o nazismo? Já ouviu falar em Adolf Hitler?

4. O que você pensa a respeito do antissemitismo?  

5. Você sabia que existem museus que tratam exclusivamente do tema Holocausto? Já visitou algum, mesmo que apenas virtualmente?

 

 

d. O grupo deverá definir com os entrevistados se poderão gravar, fotografar, filmar a entrevista. Caso não haja autorização do entrevistado, a entrevista deverá ser manuscrita. Os nomes dos entrevistados aparecerão somente se houver autorização prévia; caso contrário, os alunos utilizarão nomes fictícios.

e. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos apresentarão as entrevistas realizadas. Se as entrevistas foram gravadas ou filmadas, os alunos poderão assisti-las juntos, utilizando o data show. Se elas foram manuscritas, o grupo fará a leitura para o restante da turma.

f. Após as apresentações, os grupos devem debater as informações obtidas. Podem, por exemplo, criar um gráfico que aponte a porcentagem de pessoas que responderam sim e não para as questões formuladas.

g. Finalmente, cada grupo registrará por escrito as suas conclusões sobre o trabalho realizado. 

Recursos Complementares

Para os alunos:

Holocausto. Por Rainer Sousa. http://www.brasilescola.com/historiag/holocausto.htm

Holocausto. Por Emerson Santiago. http://www.infoescola.com/historia/holocausto/

II Guerra Mundial. Série Especial. Veja Na História. http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/index_flash.html

Vídeos. Redescobrindo a Segunda Guerra. National Geographic Channelhttp://www.natgeo.com.br/br/videos/show/3219-redescobrindo-a-segunda-guerra

Para os professores:

O que foi o holocausto. Por Vanessa Silva de Faria. Revista Nova Escola. http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/plano-de-aula-historia-holocausto-737570.shtml

Avaliação

O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de fontes orais, escritas e iconográficas; trabalhos individuais, em dupla e em grupo; leitura e interpretação de material digital interativo e infográficos; reprodução, análise e debate de vídeos; visitação virtual a museus; realização de entrevista.

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